O Terra Livre dedica-se à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, proporcionando mais oportunidades de cuidado e educação para crianças e adolescentes em situação de risco no município de Aparecida de Goiânia / GO. Também atua na conscientização de jovens privilegiados para estimular e sensibilizar suas capacidades altruístas, trabalhando assim na formação de mais agentes de transformação para uma sociedade mais amorosa, humana e fraterna.
Atualmente o Terra Livre beneficia diariamente 105 crianças e adolescentes através dos seguintes programas:
Educação Infantil
Desenvolve trabalho pedagógico com crianças de 3 a 5 anos em período integral. Atividades desenvolvidas por pedagogos formados.
Meditação
4 refeições diárias
Hora do Soninho
Hora do Banho
Hora de Brincar
Hora de Aprender
Educação Complementar
Desenvolve atividades extracurriculares, em formato de oficinas, com crianças/adolescentes de 6 a 14 anos, realizadas no contra turno da escola regular.
1 refeição
Meditação
Capoeira
Clubinho da Leitura
Oficina de Leitura, Escrita e Cálculo
Educação Comunitária
Realiza mensalmente palestras e oficinas educativas para pais e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos, bem como o acompanhamento psicossocial das famílias.
Palestras Educativas
Oficinas de Integração com os filhos
70% de adesão
Engajamento Social
Realiza, de forma gratuita, palestras com temas como: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, Voluntariado, Responsabilidade Social, Cultura de Paz, Prevenção à Violência Doméstica e ao Abuso Sexual Infantojuvenil, Compaixão e Altruísmo em universidades, escolas e empresas parceiras, dentro e fora do Brasil.
Semana da Solidariedade
A Semana da Solidariedade é um programa de educação para voluntários estrangeiros que acontece anualmente no Terra Livre. O projeto tem a duração de 7 dias e oferece ao voluntário estrangeiro a oportunidade de vivenciar a SOLIDARIEDADE no Brasil. Essa vivência da Solidariedade se dá através de um conjunto de palestras temáticas sobre a realidade social brasileira e da participação ativa dos estrangeiros nas ações desenvolvidas pelo TERRA LIVRE.
Fortalecer a rede internacional de solidariedade
Sensibilizar e mobilizar os voluntários estrangeiros, oferecendo-lhes informações e ferramentas para que eles possam "pensar globalmente e agir localmente", trabalhando em prol de uma sociedade internacional mais justa e igualitária
Aproveitar a presença dos voluntários para realizar pequenas reformas e consertos na sede
Diversificar e ampliar as atividades oferecidas pelo TERRA LIVRE